PÓS GRADUAÇÃO

MEDIAÇÃO EM CONFLITOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS


 

PÚBLICO ALVO

Profissionais (ou estudantes do último ano) de qualquer graduação, que trabalham com grupos e equipes em instituições governamentais e não governamentais, em empresas, escolas, clínicas, hospitais, comunidade e na área da justiça.

OBJETIVOS

Este curso está voltado a formação de Especialista em Mediação de Conflitos e Intervenções Grupais. O especialista obterá competências para compreender os processos e fenômenos grupais, afetividade e relações de poder; trabalhar os sofrimentos de grupos em diversos contextos laborais e sociais; intervir nos processos comunicacionais de grupos e equipes; mediar conflitos grupais e relacionais, com uso de métodos e técnicas de ação e psicossociais.

ESTRUTURA DE CURSO

O curso tem duração de 17 meses, incluindo os 01 mês de férias.

A carga horária total do curso de 500h/aula será distribuída em 31h25m mensais durante 16 meses, realizadas em 03 sábados e uma sexta, 10% dessas horas estará na plataforma virtual.

O curso será realizado na sexta das 18h30 às 22h30 e sábados, das 9h às 18h.

Estão inclusas nas 500 horas/aula de curso, as 02 horas para a orientação do TCC por aluno (01 hora no início e 01 hora no final do curso).

O curso será eminentemente teórico-prático e vivencial, com treinamento do papel de mediador.

O curso terá disciplinas distribuídas nos seguintes eixos pedagógicos:

Eixo Pedagógico I Surgimento do papel do especialista em grupos: conhecimentos teóricos/práticos básicos;

Eixo Pedagógico II –  Tomada do papel de mediador: vivências dos métodos terapêuticos e aprofundamento teóricos/práticos;

Eixo Pedagógico III –  Treinamento de papel de mediador: vivências terapêuticas e supervisões da prática;

Eixo Pedagógico IV – Criatividade no papel de mediador – vivências terapêuticas, supervisões da prática e TCC.

CONTEÚDO BÁSICO PROGRAMÁTICO

PRINCIPAIS DISCIPLINAS
Teorias de grupos (Socionomia) – J. L. Moreno e dos métodos terapêuticos de ação.
A sessão socioterapêutica e de mediação de conflitos. Técnicas de ação.
Jogos dramáticos,  Sociodramas
Teoria Socionômica Contemporânea
Teatros Espontâneo, Teatro de reprise e teatro de criação
Teorias sistêmicas. Teorias da comunicação. Temas e sofrimentos da contemporaneidade, dentre eles: famílias, questões de gênero, minorias.

Métodos Sistêmicos

Oficina de teatro e de expressão corporal
Práticas Supervisionadas
Introdução à sociologia contemporânea
Role Playing
Dinâmicas de grupo
Treinamentos do papel do mediador de conflitos e do terapeuta de grupos  (com uso de métodos e técnicas de ação).
Vivências terapêutica
Métodos de pesquisa e elaboração de artigo/monografia. Oficinas de escrita
Sociometria, teste e jogos sociométricos
Psicodrama socioeducacional
Teorias e métodos psicossociológicos
Introdução à filosofia contemporânea

 

CORPO DOCENTE

penha

Maria da Penha Nery

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura (PSICC) pela Universidade de Brasília. Psicodramatista, professora-supervisora em Psicodrama credenciada pela FEBRAP. Atua em consultório, realiza consultorias para empresas e escolas e faz pesquisas na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, principalmente nos seguintes temas: socionomia, grupos, psicodrama, afetividade, relações de poder, intervenção em conflitos e vínculo terapêutico. Autora dos livros: “Vínculo e Afetividade”, “Grupos e Intervenção em Conflitos”; Organizadora do livro: “Intervenções Grupais – O psicodrama e seus Métodos”.

 

ines

Maria Ines Gandolfo Conceição

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Pós-Doutora pela University of Toronto, Psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora, especialista em Psicologia Hospitalar, Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília; Atua na linha de pesquisa Processos Interacionais no Contexto do Casal, da Família, do Grupo e da Comunidade, Coordenadora do Programa de Estudo e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/DPCL/IP/UnB).

valeria

Valeria Brito

Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Foi professora da Universidade Católica de Brasília e coordenadora do Laboratório de Psicologia Clínica e da Saúde. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Individual e Grupal, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodrama, pesquisa qualitativa, clínica social, metodologia Qualitativa. Professora do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário UDF. Servidora do Ministério da Saúde, onde atua como psicóloga na Coordenação de Atenção à saúde do Servidor. Psicoterapeuta em clínica particular. Didata-supervisora no curso de Especializaçao em Psicodrama (ABP/FEBRAP).

larissa

Larissa Polejack Brambatti

Graduada em psicologia pela Unb, Especiliazação em psicodrama e em educação permanente em saúde (UFGRS), Mestrado em psicologia clínica e doutorado em processos de desenvolvimento humano e saúde pela UnB e pós-doutorado em saúde pública pelo departament of global comunnity health and behavioral sciences da school of public health and tropical medice, Tulane University/New Orleans e em saúde coletiva pelo programa de saúde coletiva da universidade de saúde coletiva da universidade federal do rio grande do sul.

 Greice Cerqueira Nunes

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília . Mestre em Psicologia Social Comunitária pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente é psicoterapeuta em seu consultório particular (atendimento clínico individual e grupal). Atuou como professora da pós-graduação da Faculdade Albert Einstein. Atua como Professora Adjunta no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, e como Professora Convidada na Associação Brasiliense de Psicodrama – ABP.

tatiana

Tatiana Sant’Anna

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília (2003), com especialização em Psicodrama – Nível I (2010) e Psicodramatista Didata – Nível II (em andamento), pós-graduação em Terapia Familiar (em andamento) e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2013). Trabalhou, de 2010 a 2012, como Supervisora de Estágio de alunos do curso de Psicologia na Faculdade Alvorada onde desenvolveu um trabalho em conjunto com o Tribunal de Justiça do DF, de atendimento a grupo usuários de drogas que encontravam-se vinculados à Justiça. Trabalhou como tutora a distância no âmbito do Sistema UAB/UnB, no curso de Licenciatura em Pedagogia (2015). Atualmente atua em consultório particular e na Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama (ABP), com atendimentos psicológicos a adolescentes, adultos, casais e famílias, tendo como bases teóricas a Psicologia Sistêmica Familiar e a Teoria Psicodramática.

Ana Maria Pereira

Psicóloga graduada pelo CEUB-Centro de Ensino Unificado de Brasília; psicodramatista, Professora Supervisora pela FEBRAP, Instrutora no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de “Relações Humanas” Cursos de Formação Profissional  e “Chefia e Liderança” Cursos de Desenvolvimento Empresarial; abril/1987 a outubro/1988; professora da ABP-Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama, Instrutora no Programa de Capacitação de Servidores do Público do GDF na EAPE-Escola de Aperfeiçoamento para Profissionais da Educação/DF. Instrutora na Fundação Educacional do DF no programa de  Capacitação Professores de Turmas de Reintegração.

marcela

Marcela Borges Mustefaga

Psicóloga CRP-01/16789, graduada pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB, especialista em Psicodrama Sócio – Educacional e Terapêutico pela Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama – ABP. Atua na área clínica com intervenção em crise e prevenção de suicídio e na área de docência.

RAQUEL MOLLER (1)

Raquel Villas Boas Teixeira de Carvalho Moller

Psicóloga, CRP 01/1572, graduada pela universidade de Brasília – UNB, desde 1980, bacharel em direito pela UNB, advogada, OAB/ DF 39050, com experiência profissional no TJDFT por 30 anos, onde exerceu cargo de liderança. Especialista em psicodrama sócio – educacional e terapêutico e cursando especialização em sistêmica no INTERPSI, com experiência em atendimento clínico e docência.

 

Maiores informações:
E-mail: coordenacao@posgraduacaoidhe.com
Telsefones: Marília: (61) 981770856
Rebeca: WhatsApp: +55 61 8187-0170

 

 

 

Sobre nós

semFundo

Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama – APB foi fundada em 19 de agosto de 1976, por meio de Assembleia Geral, pela Psicóloga Maria Rita D’Angelo Seixas, como uma associação civil sem fins lucrativos. A ABP oferece curso de especialização em Psicodrama e atendimento.